GAZETA BAHIA NEWS

O JORNAL QUE VIROU TV

GAZETA DE OLHO NA NOTÍCIA

 

Transito fica parado por quilometros na BR 324.

 

 

A BR 324 sentido Salvador Feira de Santana literalmente parou por volta das 13:00 desta terça feira (17) de Janeiro, no Km 613 no bairro da Valéria, local da Manifestação de populares.

 

Nossa equipe da Gazeta Bahia News registrou uma fila quilométrica de engarrafamento. Uma dica para os condutores mantenha distância segura e respeite a sinalização.

 

 

 

 

Jornalistas são agredidos durante reportagem em Salvador.

 

 

 

 

 

Uma equipe de jornalismo da TV Record da Bahia foi agredida, na manhã desta segunda-feira (16), na Avenida Orlando Gomes, no Bairro da Paz, em Salvador.

 

Os jornalistas gravavam uma reportagem sobre a morte de um motociclista, ocorrida nesta segunda-feira, no viaduto da Avenida Orlando Gomes, quando pessoas que, de acordo com informações iniciais, seriam familiares da vítima, se dirigiram aos profissionais de imprensa e agrediram os trabalhadores.

 

Imagens registradas no local mostram a ação de dois homens, que seguem em direção às equipes de jornalismo e, em seguida, agridem a equipe da TV Record.

 

A repórter Tarsilla Alvarindo, o cinegrafista George Luís dos Santos e o auxiliar Marcos Oliveira foram agredidos. É possível ver que a repórter foi agredida com um soco.

 

Por volta das 8h30, a jornalista postou um vídeo nas redes sociais explicando o ocorrido. "Comecei o dia bem, mirando uma semana leve, mas, infelizmente, não foi o que aconteceu. Fui agredida durante um link enquanto noticiava um acidente", comentou.

 

 

NOTA DE REPÚDIO

 

O jornal Gazeta Bahia News vem a público REPUDIAR a violência sofrida pela repórter Tarsilla Alvarindo vítima de agressões em pleno exercício da profissão, na manhã desta segunda-feira (16), na Avenida Orlando Gomes, no Bairro da Paz, em Salvador.

 

Que a devida justiça seja feita. No entanto, a violência contra a mulher, em todas as suas formas, é inaceitável e preocupa, sobremaneira, este e outros meios de comunicação, que têm atuado de forma incisiva no apoio às medidas de conscientização e enfrentamento de agressões, com o propósito de estancar esse mal social.

O CasaIBAHIA-CENTRO DE APOIO SOCIAL AOS ADOLESCENTES E IDOSOS DA BAHIA realizará CadÚnico no próximo da 03 de fevereiro

 

 

O CasaIBAHIA realizará no próximo dia 03 de fevereiro o Cadastro Único para Programas Sociais CadÚnico.  Para realizar o cadastro é necessário comparecer na sede do Centro de Apoio aos Adolescentes e Idosos da Bahia - CASAIBAHIA, na Avenida Octávio Mangabeira no bairro de Patamares com os principais documentos e comprovante de residência. O objetivo dessa ação é identificar todas as famílias de baixa renda para que possam ter acesso aos programas de assistência social e de redistribuição de renda. O atendimento será iniciado ás 07h no local.

CadÚnico

Cadastro Único é a ferramenta que o Governo Federal utiliza para inclusão de famílias na base de dados do Ministério da Cidadania. Através desses dados são classificadas as famílias pobres e de extrema pobreza. Partir daí que o governo cria novos programa sociais.

Programas sociais que os governos têm criado para beneficiar a população pobre, são: Bolsa Família, BPC, Auxílio Emergencial, Tarifa Social de Energia.

Então, o CadÚnico é a base, e por isso, é necessário que, para ter acesso a esses programas a pessoa precisa estar no Cadastro Único. Nesse sentido, não basta apenas se classificar como pessoa necessitada, precisa comprovar por meio desse cadastro que pode receber um benefício do governo.

Requisitos para fazer o CadÚnico

Possuir renda mensal de até meio salário mínimo

Possuir renda familiar mensal de até 3 salários mínimos

As pessoas que preenchem esses requisitos podem ser as que fazem parte de família completa, de família composta por apenas pai e filhos, ou mãe e filhos, pessoa que mora sozinha e as que moram na rua, sendo as que são sozinhas, bem como as que têm família.

Leve no dia da inscrição: RG e título de eleitor do responsável, e de todos os membros da família precisa da Certidão de Nascimento ou de casamento, CPF, RG e se for o caso, carteira de trabalho e título. Também, se for indígena levar o RANI.

No local a pessoa será entrevistada e deve responder um questionário com informações sobre a família. Depois dessa etapa os dados serão inseridos no Cadastro Único e logo será gerado o NIS. O tempo de inserção e confirmação do cadastro leva 48 horas. Por fim, passado às 48 horas, a família fica sabendo se está inserida no sistema ou não. Se sim, já pode ser inscrita em programas do governo.

Atualização de dados no Cadastro Único

O responsável pela família precisa ter consciência sobre atualização dos dados cadastrados. As atualizações devem ocorrer sempre houver qualquer mudança na residência, bem como mudança de casa, morte de alguém, nascimentos e outros. A pessoa pode procurar a unidade onde fez a inscrição. Isso pode acontecer também a cada dois anos. Não pode de deixar de atualizar as informações de jeito algum, como resultado, a família perde os benefícios vindos do governo. Daí a falta e atualização faz perder o auxílio e o Tarifa Social de Energia Elétrica.

Mutirão de vacina para cães e gatos acontece na próxima semana em Salvador

 

A capital baiana receb an próxima semana, entre os dias 17 e 19, um mutirão com oferta da vacina V10, que protege os cães contra dez doenças. A ação da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis)será realizada no Parque da Cidade, na Pituba, das 9 às 16h.

 

O imunizante protege contra as principais doenças que acometem os cães como cinomose, parainfluenza, adenovirose tipo 2, parvovirose, coronavirose e quatro tipos de leptospirose. 

 

Para ter acesso à vacina, o animal precisa estar saudável e com até 45 dias de vida. Os tutores devem levar o documento pessoal com foto, cartão de vacina do animal e comprovante de residência. O cadastro é feito no local, por ordem de chegada, permitindo a vacinação de dois bichos por cada CPF.

 

 

Justiça concede liberdade condicional ao ex-goleiro Bruno

 

A Justiça do Rio de Janeiro concedeu liberdade condicional ao ex-goleiro Bruno Fernandes das Dores de Souza. A defesa tinha entrado com o pedido em abril do ano passado. Na última quinta-feira (12), a juíza Ana Paula Abreu Filgueiras, da Vara de Execuções Penais, concedeu a progressão do regime.

 

Na decisão, a juíza afirma que não há qualquer obstáculo concreto à concessão do livramento condicional. “O apenado [Bruno] desempenhou atividades laborativas após a concessão da progressão de regime e cumpriu regularmente as condições da prisão domiciliar”, continuou. No entanto, o Ministério Público já havia se manifestado pelo indeferimento da liberdade condicional.

 

Bruno foi condenado a mais de 20 anos de prisão por participação na morte da modelo Eliza Samudio, em 2010. Ele cumpria pena em regime semiaberto domiciliar desde 2019. Atualmente, ele tem uma loja de açaí em São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.

 

Na liberdade condicional, o réu fica obrigado apenas a cumprir algumas condições impostas como ter uma ocupação lícita e comparecer periodicamente à Justiça.

 

 

SOBRE A ICATRES-BAHIA

 

 

Fundada em 2014, a ICATRES-BAHIA Rede Inclusiva de cooperativa e residuos Solidos da Bahia e Consultoria Ambiental é uma empresa associativa focada na gestão do ciclo de vida dos empreendimentos cooperativismo, da seleção de novas áreas de implantação aos estudos necessários para a desativação e encerramento das atividades.
Atuamos no mercado baiano e apresentamos resultados pautados nas mais modernas tecnologias disponíveis, em sinergia com as tendências internacionais e em cooperação com as agências reguladoras.
 

NOSSO OBJETIVO

Contribuir com a gestão e o gerenciamento dos planos municipais de resíduos sólidos do estado da Bahia em consonância com a política Nacional de Resíduos Sólidos, Lei n°12.305/2010.

Formação e capacitação dos envolvidos no segmento de coleta seletiva e logística reversa.

Buscar a autonomia financeira por meio de captação de recursos com a finalidade de estimular o empreendedorismo e a auto-gestão.

NOSSA VISÃO:

Alcançar o reconhecimento do ICATRES BAHIA como uma rede de excelência no segmento de cooperativa de resíduos sólidos, socioambiental, e atividades ecológicas na promoção da transformação social, ambiental e de economia solidária no estado da Bahia.

 

NOSSOS VALORES:

Ética e Transparência;
Gestão centrada na cadeia de valor (Clientes e Fornecedores);
Respeito e Reconhecimento aos Parceiros e Colaboradores.

O samba nasceu aqui, mas a Bahia não cuida bem dele’, diz Edil Pacheco.

 

Sua obra revela a leveza de um povo sofrido, de rara beleza, que vive cantando. De profunda grandeza é sua música: procurando alegria em praças, largos, quintais e botequins. Da Bahia para todo o Brasil.

 

Completando 50 anos de carreira neste ano de 2019, o baiano Edil Pacheco tem sua trajetória artística marcada pela defesa intransigente do samba no meio fonográfico e é considerado um dos grandes responsáveis pela fixação do ijexá como gênero musical brasileiro.

 

Suas criações, eternizadas em gravações de intérpretes como Clara Nunes, Jair Rodrigues, João Nogueira, Gilberto Gil, Gal Costa, Agepê e Alcione, entre tantos outros, refletem a alma musical de um Brasil profundo.

Composições pontilhadas de brasilidade, forjada ainda na infância em Maragogipe, quando, ao romper da noite, esperava a mãe apagar o candeeiro para pular a janela e ir “bahiar” com o samba de roda do Recôncavo.

 

Lá se vão cinco décadas desde que Eliana Pittman gravou “Fim de tarde”, parceria com Luiz Galvão, dando início a uma caminhada de sucesso, que o colocou como um dos sambistas mais gravados do País – estima-se que o maragogipano tenha mais de 250 composições registradas (“eu acho que é até mais”, acredita ele).

 

 

Bruno Reis sobre Lavagem do Bonfim: ‘Alegria toma conta do meu coração’

 

O prefeito Bruno Reis (UB) destacou sua alegria ao participar nesta quinta-feira (12) da Lavagem do Bonfim, a primeira dele como chefe do Palácio Thomé de Souza. Ele participou do cortejo ao lado de aliados políticos, vereadores, secretários municipais, deputados e lideranças, que seguiram da Basílica da Conceição da Praia até a Basílica do Senhor do Bonfim.

“É emocionante, uma alegria muito grande toma conta do meu coração ao sentir esse calor humano, essa energia vibrante, palavras de estímulo, de confiança, e isso só no mais a trabalhar. A gente estava sentindo falta desse calor humano, que é tão importante para a gente seguir firme a nossa caminhada”, afirmou.

Bruno Reis fez o trajeto acompanhado também do ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil). No caminho, o prefeito tirou selfies, parou em diversos momentos para cumprimentar a população e recebeu palavras de incentivo.

Ele ressaltou ainda o carinho e o reconhecimento da população ao longo do percurso. Uma verdadeira multidão acompanhou a comitiva de Bruno até o Bonfim, entre lideranças políticas e apoiadores em geral, que aproveitaram o momento para um aperto de mão ou uma foto com o prefeito.